domingo, 7 de fevereiro de 2016

Cláudio Dauelsberg

Além Das Imagens (1998)
Paisagens Brasileiras (2000)
Ventos Do Norte (2003)

Brasil
Jazz + Instrumental + Brasil + eclético

Atendendo a um pedido feito bem recentemente lá n’O Pântano Elétrico (!!!??!!), trago pra cá a postagem que fiz, lá, sobre o excelente pianista Cláudio Dauelsberg. Só que desta vez eu acrescentei o primeiro solo dele.

Cláudio Dauelsberg é pianista, tecladista e compositor; seus trabalhos transitam entre o jazz moderno, típico dos que estudaram em Berklee, e a Música Brasileira, com todas as suas vertentes, seja o choro, o maracatu ou a tradicional MPB.
Além das Imagens” é o primeiro disco solo de Dauelsberg; de acordo com o site “é resultado de dois anos de viagens pelo país, numa profunda pesquisa sobre as raízes da música brasileira. Além das Imagens explora ritmos que vão do norte ao sul do país, desde o maracatu nordestino, presente na faixa-título, as milongas e chacareras gaúchas, passando pela marcha-rancho. Isto, sem deixar de fora a força e a pulsação da música africana”. Este disco conta com a participação de nomes importantíssimos da música brasileira:  Nivaldo Ornellas (sax soprano), Robertinho Silva (percussões), Peter Dauelsberg (cello), Zeca Assumpção (baixo), André Queiroz (percussões), Claudio Nucci (vozes), Nico Assumpção (baixo), Jurim Moreira (bateria), Mamour Bá (vocais), Guilherme Gonçalves (cimbals), Alexandre Carvalho (guitarra),  Renato Borghetti (gaita de ponto), Mauro Rodrigues (flauta), Silvio D’Amico (guitarra base) e Márcio Montarroyos (trumpete).
Paisagens Brasileira”, traz gravações de apresentações de Dauelsberg no célebre Montreux Jazz Festival, no ano de 1999, acompanhado da afiadíssima banda composta por Alexandre Carvalho (guitarra), Ney Conceição (baixo) e Robertinho Silva (bateria e percussão), contando ainda com a participação de Renato Borghetti (gaita de ponto) na faixa "Ventos Do Sul".
Ventos Do Norte” foi gravado em parte na capital norueguesa, Oslo, com músicos locais, e, também, na Sala Cecília Meirelles (Rio de Janeiro). As gravações na Noruega contaram com Terje Gewelt (baixo), Kenneth Ekornes (bateria), Petter Wettre (saxofone) e Célio de Carvalho (percussão). No Rio, a Sala Cecília Meirelles foi utilizada para a gravação do chamado piano preparado, que consiste na utilização de todos os elementos que compõem o piano, da tampa às cordas, fazendo-o soar como instrumentos de percussão, baixo e harpa, além de produzir outros efeitos.
Aos quatro anos de idade Cláudio Dauelsberg começou a estudar piano e nunca mais parou, tendo, inclusive, se formado na Berklee School Of Music; na década de 80 formou com Délia Fischer o Duo Fênix, cujo disco de 1988 é considerado um dos melhores daquela safra de ótimos discos de música instrumental brasileira; entre vários trabalhos (composições de trilhas, wokshops, aulas, apresentações, etc), ele continua nos brindando com seu extremo bom gosto para composições, improvisos e arranjos; vale a pena entrar em seu site oficial e conferir o tanto que ele tem feito pela música brasileira de qualidade, aquela que é mais conhecida fora do nosso país...
Divirtam-se!

Site Oficial
Dicionário Cravo Albin da MPB
Wikipedia


Links nos comentários / Links on comments

7 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Cláudio Dauelsberg

Além Das Imagens (1998)
https://mega.nz/#!65sQTI4a!Iha6bemiB0t12Osm8FBgEe-blUA_MSP3SWS5oDzSldA

Paisagens Brasileiras (2000)
https://mega.nz/#!OpFwkBKC!AuyfqoAq-zEHj3hyH856aD3Wr_9U150rwfC5h212RxI

Ventos Do Norte (2003)
https://mega.nz/#!7lsC0J4C!xWOSnsUHAm_TbnRlP2DmBjmXfgA5aL2Tkjkw0ZPD3_0

Anônimo disse...

Thanks a lot for these gems of a very fine musician Cláudio Dauelsberg is, very much appreciated and recommended to all music-lovers!
Woody

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Al Woody, é vosmecê, mizifio?

Woody, thanks for stopping by and for your comment, too. I've been listening to Cláudio Dauelsberg's music since the middle '80s and he always has a card on the sleeve to surprise the listeners either live or recording. A very well gifted musician better known off Brasil, ironically.
Thanks again.

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiga, brodim!
Saudades do Duo Fênix, de onde conheço o trabalho do Cláudio (e da Délia, claro). Assisti esse vídeo do show no SESC. Valeu pela oportunidade de conhecer melhor o trabalho solo desse grande músico.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaala, bRodão!
Assisti a um show dele num Festival de Inverno de Friburgo há trocentos anos e, meu amigo, que showzão! Ainda mais porque eu estava muitíssimo bem acompanhado, ali, sentadão no gramado, curtindo um friozim, muita fumaça, sacumé... rsrsrsrs
No vídeo de Chovendo na Roseira, desse show no SESC a que você assistiu, o percussionista é o ex-marido da minha irmã, João Bani, gente finíssima.
Aquele abraço!

Ricardo disse...

Fala Maddy Lee!

Conheci seu blog através do Ondas da Net, de nosso amigo Gustavo, que gentilmente disponibilizou um link direto para cá. Gostei e já faz parte de minha jornada nesse universo musical. Infelizmente, é muito difícil vencer a barreira da mídia, que praticamente exige um colante e massificante refrão para ser projetado, pouco valorizando os trabalhos instrumentais, que exigem muito estudo e preparação. Se não fosse a generosidade dos Blogueiros, a disposição para divulgar e compartilhar conhecimento, seria quase impossível conhecer mais este talentoso artista, entre tantos que batalhadores.
Muito obrigado e parabéns pelo Blog. Já estou conhecendo e apreciando o trabalho de Cláudio Dauelsberg.

Abraços a todos,
Ricardo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaala, Ricardo!!
Seja bem vindo! Ainda mais de onde você vem, direto das ondas do Gustavão.
Cara, nem tanta à Deus quanto ao Diabo, eu acho, porque eu até que curto um refrão chiclete (rsrsrsrs), mas é claro que quanto melhor o músico, quanto mais preparado e tendo bom gosto, a Música é sempre quem ganha - e nós, por tabela.
O Cláudio Dauelsberg tem tudo isso que eu disse aí em cima e ainda é um cara bastante simpático.
Espero que você encontre mais coisas bacanas e surpreendentes aqui no Plano Z.
Grande abraço!
Valeu!!