domingo, 21 de fevereiro de 2016

Hypnos 69

Hypnos 69

Bélgica
Rock Progressivo + Psychedelic + Space + Stoner + Hard + ‘70s + Retro + Vintage
Steve Houtmeyers (vocais, guitarras e efeitos), Steven Marx (saxofones e teclados), Tom Vanlaer (baixo, teclados) e Dave Houtmeyers (bateria, percussão, efeitos e teclados).

Hypnos 69 é a minha banda preferida do século XXI, além de ser mais uma daquelas que parecem estar deslocadas no tempo e no espaço, perdidos eternamente em algum lugar entre 1967 e 1975. Na realidade, os irmãos Steve e Dave Houtmeyers começaram a aparecer na cena musical belga lá pelo final da década de 80. Depois de passarem por várias bandas, músicos, estilos e gêneros, os Houtmeyers decidiram montar a própria banda, bem baseada num som com um apelo setentista e, com Tom Vanlaer no baixo, fundaram a Starfall em 1994, até a adoção do nome Hypnos 69 em 1995. Como um power trio, lançaram um EP (“Wherever Time Has Shared It's Trust”) em 2000 e o primeiro álbum,  “Timeline Traveler”, em 2002; logo após a esse lançamento Steven Marx se juntou à banda.
No início eles eram meio que uma jam band, que tocava stoner rock extremamente psicodélico, com um jeitão boogie e southern; com o tempo muitas outras influências foram agregadas à banda, sem nenhum pudor e sempre com excelentes resultados, seja num space rock bem ao modo do Hawkwind, numa psicodelia SydBarretiana, ou até no mais puro rock progressivo. Hoje, o som está mais pra um hard prog psicodélico, o que parece ser uma evolução natural, bem de acordo com o que vêm fazendo desde o início da carreira.
Quem curte bandas como Witchcraft, Siena Root, Black Bonzo, The Brimstone Solar Radiation Band, Anekdoten e muitas dessas que têm esse apelo setentista, bem, eu posso dizer que, quem ainda não conhece o Hypnos 69, vai chapar geral! Os caras são excelentes músicos, compositores e arranjadores, que se destacam tanto nos improvisos quanto nas convenções, especialmente o guitarrista Steve Houtmeyers, que se utiliza de timbres típicos dos 70 e que sola com muito feeling e sem as ostentações guitarrísticas que ficaram tão em voga desde os 80. Vale dizer que todos os teclados utilizados são daqueles antigões, o que hoje chamam de vintage – Moog, Hammond, Fender Rhodes, etc.
Estou disponibilizando aqui os 5 álbuns oficiais e o EP de 2000; do álbum “Legacy” fiz uma Deluxe Edition, contendo os rips de CD e vinil separadamente. Incluí o máximo de capas e encartes que encontrei e, se não me engano, tudo em 320kbps. O álbum ao vivo, “Live At Lido Berlin” pode ser baixado de graça na página deles no Bandcamp.
Legacy”, de 2010, foi o último lançamento deles até agora, mas parece que a banda está “dando um tempo”; enquanto isso,Tom Vanlaer e Dave Houtmeyers montaram um projeto paralelo chamado Hidden Trails, ao qual vêm se dedicando ultimamente. Não encontrei notícias mais concretas sobre se o Hypnos 69 continua realmente na ativa e/ou se preparam alguma novidade, apesar de ter algumas postagens recentes na sua página do Facebook.
No mais, meus caros, é aquilo de sempre: divirtam-se sem moderação!

Hidden Trails On Soundcloud


Links nos comentários / Links on comments

16 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Hypnos 69

2000 - Wherever Time Has Shared It's Trust [EP]
https://mega.nz/#!ukViXRjC!cd9oTbbLdcoQplWHWCe50H_hZ4mr6hmdxV8Sf5OtpVo

2002 - Timeline Traveller [2006 Remaster]
https://mega.nz/#!LhURgCib!fvtsDUs2yoLKMcHl_-c10f8_AR1v2KJ-IjFsQjuQQyg

2003 - Promise Of A New Moon
https://mega.nz/#!Ot02AYQY!SgUu7YSDOFq7L6pHU1qjutb-4qD7PnCMZSXIm97FYE8

2004 - The Intrigue Of Perception
https://mega.nz/#!ugNzwLoA!9-rpe2DkInH9wwvdZEBzCYxI6J9nUIfmw11Qxkn6ekc

2007 - The Eclectic Measure
https://mega.nz/#!TxdWGATa!0qD9Sv4yzEDLl1m4CqEmXN43iWG_P8ZErCHwSRd_HTM

2010 - Legacy [Deluxe Edition]
https://mega.nz/#!K89w2aCS!jXeV29EoPamT-csIBRhGwizJmsXtMtxw1swhaWC1DoY

Javanes disse...

Aí, velhinho, nada como um bom Rockão novo mas com som velho! Banda espetacular... Gostei do termo "apelo setentista". Já diz tudo!
Obrigado

Javanes disse...

Brother, segue o link:


2009 - Theatre de Marionnettes
http://www.mediafire.com/download/sb0vm69hmbl0nof/2009+-+Theatre+de+Marionnettes.rar

Encontrei neste blog:

http://clicendownload.blogspot.com.br/2013/11/cab-2009-theatre-de-marionnettes.html

Meu email:
javanesdosom@gmail.com

Pode publicar se quiser.

Um grande abraço

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Brother Javs, acabei de ver que tem esse seu e-mail publicado lá no Valvulado...
Vou te mandar os links do CAB daqui a pouco. Eles não têm um disco chamado CAB 3, é mole? rsrsrs E valeu por esse, já tá no HD.

PoiZé, véi, "apelo setentista" traduz bem a coisa toda. O vídeo do Planet Earth com a música do Hypnos 69 é ducarái, principalmente depois de algumas várias baforadas fortes... hehehe

Abração e, mais uma vez, valeu!!!

Javanes disse...

Valeu pelos Links, brother!!!! Devidamente baixados, catalogados e arquivados!

abraço

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Valeu, Javs, aquele abraço!

Anônimo disse...

Obrigado pelos links grande Maddy.... Esse pessoal é muito bom.
Grande abraço!!!

Polvlinux

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiga!!!
Essa vc já tinha me aplicado. Boa demais!
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Caros amigos, antes de tudo, me desculpem pela demora em publicar e responder aos s comentários; fiz uma viagem de uma semana e meu laptop deu pau logo no primeiro dia. Bati meu recorde ficando 7 dias sem nem sequer olhar pra computador, e, sem sacanagem, foi muito bom!!! rsrsrsrsrs

Polvlinux, seja bem vindo!
Esses caras são sinônimo de viagem de qualidade, com toda certeza. Aproveitei e divirta-se!!

Faaaaaaaaaaaala!!!!
Meu irmão, essa não dava pra deixar passar em branco por aqui, né? Eu até já tinha postado aqui, com os links lá do Pântano, mas achei melhor atualizar tudo porque a galera aqui merece um som dubão desses.

Valeu!!!
Abs.

hliaspaokaras disse...

thanks !!!!!!!!!!!!!!!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Dear Hlias Paokaras, you're welcome!!!!!!!!
Feel free to comment in any language you want, ok?
Thanks!

Peter Hammill disse...

Olá!!!!!!!!!!!!!

O bom filho (finalmente) à casa retorna!!!

Obrigado pela dica....

estou baixando tudo..

Peter HAmmill - SP

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Misssssssssssssster Hammill!!!!!!
Velho companheiro de jornada, seja mais uma vez (e sempre!) bem vindo!
Cara, acho que você vai curtir muito essa banda; é muito legal ver a evolução do som deles através dos álbuns, que vão ficando cada vez mais e mais progressivos; além de outra coisa que eu sei que você vai realmente gostar: o guitarrista, além de tocar muito, também toca muito bonito, cheio de "feeling", bem daquele tipo que mais gostamos.
Abração!!!

Peter Hammill disse...

Hello, good people!!

Realmente muito bom...
Estes camaradas sabem (sabiam? parece-me que o grupo se desfez)
fazer uma JAM-PSYCH_PROG session como poucos...

O guitarrista realmente é o band-leader e a banda me lembrou imediatamente o velho ZAPPA, não pela semelhança em estilos, mas pelo modo eclético e
único em que cada faixa é produzida....profusões de estilos e tendências
que se "acotovelam" em cada nova faixa....

"GOOD SINNER - BAD SAINT" é very very spaced out.....what a trip!!!

Levado pela motivação e curiosidade, consultei meu oráculo, e ele me revelou a existência de um único álbum ao vivo gravado numa apresentação na ALEMANHA. eEalizada em Berlin no LIDO, uma espécie de clube/centro cultural
montado num extinto cinema e especializado em apresentações de bandas dos anos 70 e 80

https://www.facebook.com/lidoberlin

Abaixo o link, direto de minha nuvem:

https://drive.google.com/file/d/0B5NfGNi4LBKscDNKYmJ5YnZPTUk/view?usp=sharing

um álbum show extremamente experimental e psych...

Me avise se já tinha este álbum!!!

Abraço...

Peter Hammill - SP

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaaande Hammill!
Engraçado como são as coisas: eu vinha tentando obter esse disco ao vivo já tem um tempo, mas eu não achava um link para baixar, até que anteontem eu consegui e já até preparei para postá-lo em breve. De qualquer maneira, valeu mesmo pela ajuda.
O ecletismo é algo que me atrai, quando praticado com autenticidade, então, meu camarada, aí eu piro!! rsrsrs Por essas e outras razões eu me apaixonei por essa banda; o guitarrista realmente tem algo de especial.
Uma pena se tiverem acabado mesmo...
Se você se interessar, ainda tem umas coisas bem interessantes aqui no blog, acho que vale você conferir (se é que já não conhece): SoundArcade, Kingston Wall, MacroScream (prog sensacional!!), Spirits Of The Dead, Kozmic Muffin, Ingranaggi Della Valle (absurdamente bom!)e Niche - e isso só pra começar... rsrsrsrsrs
Valeuzão, meu caro.
Aquele abraço!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Depois de fazer este comentário aí de cima, fiquei com a pulga atrás da orelha...
O álbum Live At Lido Berlin está disponível para download gratuito na página da banda no Bandcamp (e eu cheguei até a escrever isso no texto e nem me lembrei disso; porra de cabeça enfumaçada do carái, véi!!! rsrsrsrss).
De qualquer maneira, os arquivos do Bandcamp estão com bitrates variados, então em breve eu deverei postar esse álbum (que parece que tem umas músicas inéditas) para completar a discog aqui no Plano Z.
Valeu!!!