domingo, 5 de junho de 2016

Baroness


EUA
Metal + Sludge + Stoner + Thrash + Prog + Psych + Post + Rock + Experimental + Atmospheric + Ocaralhoaquatro...
John Baizley (vocais, guitarra), Peter Adams (guitarra, vocais), Nick Jost (baixo) e Sebastian Thomson (bateria) - ex-integrantes: Allen Blickle (bateria, 2003 - 2013), Summer Welch (baixo, vocais, 2003 - 2012), Tim Loose (guitarra, 2003 - 2005), Brian Blickle (guitarra, 2006 - 2008) e Matt Maggioni (baixo, 2012 - 2013)

Passeando aqui pelo Plano Z me dei conta de que o Metal vem sendo altamente negligenciado por mim. Comecei a me questionar o porquê disso. Será que estou ficando velho? Ou será que a maturidade me fez ver/sentir as coisas de outro modo? Será porque o gênero já não me emociona mais como antes? Ou será porque não há nada de novo no front, algo que realmente seja diferente? Afinal, é um dos estilos onde quanto menos se mexe, mais autêntico é – é só ver o quanto os fãs de uma banda reclamam quando há uma mudança, drástica ou não, na sua proposta musical. São tantas questões... E, na verdade, não é nada disso e tudo isso ao mesmo tempo, com muitos e muitos e muitos mais detalhes entre o Céu e o Inferno metálico.
Uma coisa que conta para essa negligência é o fato de que há zilhares de blogs e sites dedicados ao estilo e a todos os seus milhares de subgêneros, feitos com e por gente que pode falar com muito mais propriedade do que eu.
Mesmo assim, encasquetei com a ideia de que eu deveria postar um Metal por aqui...
Resolvi entrar em labirintos, pesquisando na minha mente, nos meus backups, sites, blogs e tudo o mais. A saída me veio repentinamente, simplesmente por ter tocado no player, que está ajustado para tocar aleatoriamente, uma música totalmente excelente (“Rays On Pinion”) dessa banda que agora trago ao Plano Z: Baroness.
Para aqueles que não conhecem, Baroness é a banda de John Dyer Baizley, que é o principal compositor, vocalista, guitarrista e quem faz toda a maravilhosa arte das capas e encartes; ele é, também, o único membro que está presente em todos os discos e shows desde o início.
Fundada em meados de 2003, a proposta musical no início já fugia dos clichês do Heavy Metal mais tradicional, tendia mais para um Sludge Metal com toques Prog e Thrash, mas mesmo naquela época já era difícil classificar o som deles. Com o tempo muitos outros elementos musicais foram sendo incorporados ao jeitão Baroness de se fazer música; é sempre uma surpresa a cada disco lançado, a cada faixa que toca. Basta dizer que neste momento de sua trajetória, a banda nos apresenta uma música muito mais chegada ao Rock do que ao Metal propriamente dito, com tinturas psicodélicas e progressivas, toques vanguardistas e experimentais, além de extrema ousadia – bem ao meu eclético gosto, parece que eles não querem nada com a noção de “limites” e tratam de estar sempre na linha de frente da evolução e desenvolvimento do seu estilo pra lá de autêntico e muito próprio.
Estou disponibilizando aqui a discografia oficial completa e mais um ou outro extra, edições de luxo, blá-blá-blá, tudo com o máximo de capas e encartes que consegui pescar na rede, além de a grande maioria dos arquivos estarem com qualidade de 320kbps.
Surpreenda-se. Bata a cabeça. Grite, urre, cante, viaje e, principalmente, divirta-se!!

Site Oficial
Facebook
Bandcamp
Encyclopaedia Metallum
Wikipedia (inglês)
Wikipedia (português)


Links nos comentários / Links on comments

8 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...


Baroness

2003 - Demo [EP]
https://mega.nz/#!ak11DZZA!IMlCk2xIXnvOvPXGGi34-uep5LW7X0OL81lVYwtN-_I

2003 - First [EP]
https://mega.nz/#!uhsSiR5J!-yDT16ENSfyaGcPJFsomvwCpP4tjht2kvVdu8_HNYE0

2005 - Second [EP]
https://mega.nz/#!H5NSAQBT!54-9Or7AleVqBrTOcRXdqi9WfiQ2EfCZ_Tx8aRarQaM

2007 - A Grey Sigh In A Flower Husk [Split EP With Unpersons]
https://mega.nz/#!25lBiQza!HBmqFkVwFHng9qlYUHA07NuLnyCllIlXghdHiPDQpFg

2007 - Red Album
https://mega.nz/#!6lUlUDoA!e7AcYOxqj5JgLcM9y4NPL59dmQdSIgjD4mgNkRjVcxA

2008 - First & Second [Remastered]
https://mega.nz/#!TgtmWTrZ!lkHDGhoFdE0JGjOeHaa7uCBTM4WMlytO0h1RjtylASY

2009 - Blue Record [Deluxe Edition]
https://mega.nz/#!W0EF3QTT!ncULmcPWYd9c6Y4KWavVydUKlGjWKrYxP-0lJlhu-gs

2009 - Live At Roadburn 2009 [Bootleg]
https://mega.nz/#!vgNB3Q4b!aSoBJ2v8PXXFnos1ZlegzAfpJ7dM7qX4vlPrvxrCwMI

2010 - A Horse Called Golgotha [Single]
https://mega.nz/#!vtkGxTwT!PAyelaIpyvLJcV9wjAaggNepukMGHXivjELXh9UweK0

2012 - Yellow & Green
https://mega.nz/#!elsRlAbS!Y4wgi-r5n6-ReyRQbv1I7SPcQlWJg9nhsTYTsyYEZFo

2013 - Live At Maida Vale - BBC [EP]
https://mega.nz/#!KxMDwY4C!ySh9tfOqDwt4NENCgKr0nktl0vnOKOfHcbC0OvzKVxE

2015 - Purple
https://mega.nz/#!2oUVnIAT!b-BAhhm2AvQ7OLaa94N4fBy3KaqnTsRv_4L3l4zyubk

Anônimo disse...

Just discovered your blog. An awesome collection of good rare albums. You have excellent musical taste. Just wanted to let you know how much I appreciate your taking time to share all this amazing music. Thanks!

D.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Hi, D! Welcome!
Thank you for your kind words.
Feel free to comment anytime and to explore this far point of the universe! = ]

Javanes disse...

Rapaz, que barulheira boa! Muito bom, meu chapa... Já incorporado no HDzão. Mas o que eu gostei mesmo foi da definição do estilo da banda... Metal + Sludge + Stoner + Thrash + Prog + Psych + Post + Rock + Experimental + Atmospheric + Ocaralhoaquatro... Tô rindo até agora.

Eu tenho uma puta dificuldade de saber e classificar os estilos, e cada dia inventam um novo. Vou adotar OKralhoA4!

Abraços Brother!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaaaande Brother Javs!!
Mas não é, rapaz? Difícil demais de classificar essas paradas! E é cada coisa que leio por aí, tipo, "funeral doom metal", "chaotic powerviolence grindcore", "avant-garde symphonic post-black metal"... rsrsrsrsrs Véi, isso só pode ser sacanagem, né, não? rsrsrs Daí, "ocaralhoaquatro" - só uma porra dessas pra generalizar cheio de estilo... hehehe

Mas o som do Braoness é de responsa total, até os mais podreira são bons. Eu curto mais os sons mais lisérgicos deles, sacumé. hehehe
O álbum "Yellow & Green" é simplesmente fantástico!

Abração!!!

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiiiga!!!
Essa, eu pulo, hehehe.
[]ões

Javanes disse...

Fala aí, meu velho...

Tudo bem aí?

Sentindo a sua falta...

abraços

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaala, El Botafoguista!
Pula meRmo, meu irmão, porque esse som não é pra caretas que nem você!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Grande Java Man!
Tudo bem aqui! Aliás, muitíssimo bem! Eu também senti e sinto falta dessa coisa toda por aqui, mas meu tô priorizando outras coisas na minha vida, agora, com pouco tempo pra passear pela internet; além disso, onde estou morando agora a conexão é a pior possível, então, muito por conta disso, dá até um desânimo de navegar nessas águas lentas.

Abraços, caros amigos!!
Valeu!