quinta-feira, 24 de março de 2016

The Sheepdogs


Canadá
70’s Rock Revival
Southern Rock + Classic Rock + [Rock³ + Hard² + Blues² + Country + Folk + Soul + (AltRock + Psych)]

Ewan Currie (vocais e guitarra), Leot "Tanson" Hanson (guitarra e vocais – 2006-2014), Rusty Matyas (guitarra e vocais – 2014 - ), Ryan Gullen (baixo e vocals) & Sam Corbett (bateria e vocais) + Shamus Currie (trombone e percussão) e Jimmy Bowskill (guitarra e lap steel)

Um dos filhos do bom e velho rock ‘n’ roll que mais se qualifica como legitimamente americano é o southern rock, que é representado por nomes de peso pesadíssimo como Lynyrd Skynyrd, Allman Brothers, Creeedence Clearwater Revival, ZZ Top e, um pouco mais recentemente, The Black Crowes – algumas das melhores bandas de todos os tempos, nada mais, nada menos, e isso só pra citar umas poucas.
Algo bem interessante na história do southern rock é que muitas bandas não americanas também o representam de maneira indubitavelmente importante, como é o caso da maravilhosa The Band, que é canadense. Seguindo esse pensamento, duas das minhas preferidas representantes atuais do gênero também vêm do Canadá: White Cowbell Oklahoma e The Sheepdogs. Sendo que esta última, batizada com o nome de uma das raças de cachorro mais bacanas que existe, é a protagonista desta postagem – que, pensando bem, não pode deixar de ser de uma autenticidade a toda prova, porque também são do sul, mas do Canadá... hehehe
Assim como em outra das minhas preferidas, a Drive-By Truckers, os caras da The Sheepdogs também se interessam por outras vertentes musicais, outros ritmos, gêneros e estilos, modernos ou não, seja lá como referência ou influência mesmo, mas seus pés se mantêm fincadíssimos nas tradições do mais puro rock.
No começo, Ewan Currie, Ryan Gullen e Sam Corbett formavam um power trio chamado The Breaks, até que com a entrada do guitarrista Leot Hanson, em 2006, aproveitaram também pra mudar o nome da banda. Lançaram seus três primeiros discos de forma quase independente, e acabaram conseguindo uma maior notoriedade justamente com o terceiro, “Learn & Burn”, de 2010, graças a uma competição promovida pela revista Rolling Stone americana, onde o público escolheu a capa desse disco como a melhor daquele ano (ou qualquer coisa parecida...). “Learn & Burn” lhes rendeu vários prêmios e, ainda, um contrato com a Atlantic Records, pela qual lançaram um álbum homônimo em 2012
O certo é que todos os álbuns são totalmente excelentes, em menor ou maior grau, de acordo com o gosto de quem os escuta. Cinco álbuns oficiais em menos de 10 anos de banda é algo de impressionante nos dias de hoje (sem contar EPs e singles), ainda mais sendo discos de extrema qualidade musical. Além de tudo, parece que o tempo só fez bem à banda, já que “Future Nostalgia”, de 2015, foi mega ultra super elogiado por todos, crítica e público, e a palavra “maturidade” é uma das virtudes mais comuns entre todos esses.
Estou disponibilizando aqui os 5 álbuns e 2 EPS. Eu deveria ter feito isso antes, quando meu big brother Edson d’Aquino, El Quemador de Las Berlotas Lisérgicas, postou o último deles lá no Gravetos & Berlotas e fez uma referência a este que vos escreve, mas a verdade é que só achei os arquivos (quase sem querer) na semana retrasada... Então, sem mais delongas, aí estão, todos para sua mais imoderada diversão.



 Links nos comentários / Links on comments

5 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...

The Sheepdogs

2007 - Trying To Grow
https://mega.nz/#!OotS1RLQ!IwQh97XtcslNV2AzJwlTAHb0keCOBte8qcuCuKVi-KM

2008 - Big Stand
https://mega.nz/#!i9E0zDga!3LicpwLeluF4pTRcSy8J2U_JH86qFuq083gqB9jfilg

2010 - Learn & Burn
https://mega.nz/#!Sg8HzR6Y!KN2OK8jH8IIVaKTmFS-22DTCjBgOcSIXOjya30nFlpc

2011 - Five Easy Pieces [EP]
https://mega.nz/#!C8kxlC6a!Ne_oJOiQAOrxBqchaDF0wUdgvOQhZuE9TY9ZkVzYWjA

2012 - The Sheepdogs [Deluxe Edition]
https://mega.nz/#!axkzWAab!60PQAJOGmDTMisnjQpXmw3vg4LWeNETV5P2umbXiPfg

2015 - Future Nostalgia [Deluxe Edition]
https://mega.nz/#!6lFgmIDA!Dq_x0ImiecDwiB817wUEuOeswRr_PHE59lEVIQVYKS8

2015 - Audiotree Live [EP]
https://mega.nz/#!Ss8BBBqA!PjZMdVi_plzH6C5kYUwiBPRjMJ-tmkOcAU5KA-iuv9U

Dan2inho disse...

ae fera valeu pelos links
que banda FODA

Abs.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

E aê, Dan2inho, beleza?
Agora aproveite bem esse monte de sonzeiras pra se divertir de modo totalmente excelente!
Valeu!

Edson d'Aquino disse...

Aaaaaaaêêêêêê!!!!
Discog fodástica!
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaaaaaaala!!!!!
Por causa da postagem tenho ouvido bastante esses discos; talvez mais do que deveria, até. rsrsrsrsrss Mas, véi, vou te dizer que a coisa só melhora conforme mais você ouve, realmente fodástico!!
Abração!!!