quinta-feira, 21 de abril de 2011

Burnier & Cartier

Burnier & Cartier (1976)
(Fotos Para A Capa Do L.P.)

Brasil
MPB + Folk – with touches of Psychedelic Rock and Prog
Vocal & acoustic guitar duo (with invited musicians)
Rare Brazilian masterpiece
Complete artwork included

Por anos andei atrás desse disco, primeiro em lojas (em LP e depois em CD), depois na internet, e nada… Até que certo dia, em uma lojinha de instrumentos musicais, DVDs, CDs e mais um monte de coisas relacionadas ao universo musical, encontrei-o na bancada de saldos & usados, totalmente esquecido. Naquele momento em que o peguei me veio aquela sensação do tipo “caramba, isso deve ser algum tipo de pegadinha!”, se é que vocês me entendem... Afinal, a tal lojinha fica numa cidadezinha pra lá de desconhecida nos Estados Unidos!!! São esses momentos que restauram a fé de uma pessoa... rsrsrs Quem baixar, poderá ver que na parte de trás tem aquele selo de “Amostra Invendável”; tentei descobrir qual foi o doido ou doida que se desfez desse disco (afinal, é usado), mas a maioria dos funcionários da loja estão lá há menos tempo que o CD e o dono tem a memória tão detonada pelos anos 70 e 80 (hehehe), que não deve lembrar nem do que tomou no café da manhã...
Adiei a postagem desse disco por um tempão, porque meu scanner estava quebrado, e eu queria incluir o encarte completo; resultado: acabei esquecendo totalmente desse disco. Ontem, minha mulher me ligou avisando que tinha tentado escanear um documento e milagrosamente a impressora/scanner voltou a funcionar – decerto a máquina precisava de um período de hibernação... hehehe -, como acontece com tantos aparelhos eletrônicos. Foi só ela me dar essa notícia que me lembrei desse disco, que agora está disponível pra todos baixarem. Atualmente nem é tão difícil achar esse disco na internet, mas mesmo assim resolvi postá-lo, ripado em VBR 256/320 e, como dito acima, com encarte completo, contendo letras e ficha técnica.
Octavio Bonfá Burnier & Cláudio Cartier são cantores e violonistas, que atuaram no cenário musical brasileiro em meados da década de 70; o disco traz a sonoridade típica da época, porém sem soar (muito) datado, devido, principalmente, ao enfoque acústico/folk que permeia todo o álbum. As músicas são recheadas de excelentes harmonias vocais, com ótimas performances instrumentais não só do duo como, também, de todos os músicos envolvidos. Detalhe: as guitarras são tocadas por Burnier e trazem timbres característicos dos 60/70, inclusive com algum fuzz.
Esta edição em CD faz parte da grande coleção de remasterizações capitaneadas pelo colecionador e ex-baterista dos Titãs, Charles Gavin, a quem devemos agradecer muitíssimo por nos trazer de volta tantas maravilhas perdidas.
Links nos comentários / Links on comments

12 comentários:

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiiiiiga. broDim!!!
De molho em casa tentando curar uma gripe phoooooda mas desconfio que brenfa e álcool não é a melhor equação pra isso.
Quanto a esse 2º disco de Tavinho Bonfá e Cláudio Cartier, considero uma pequena jóia da MPB. Conheci os caras ainda no 1º LP e depois torci pelos caras no Festival Abertura com 'Ficaram Nus' (será que está incluida nesta versão em cd de 'Fotos...'?).
De qq jeito, baixando pq só tenho os 2 lps em rips de vinil.
[]ões

Edson d'Aquino disse...

KKKKKKKKKKKK...já baixei!
Fui e fui dar uma olhada nos encartes e no fundo vem a informação de que esse disco é de 68. Tenho vários discos desta série Odeon 100 Anos que vem com esta informação 'padronizada'. Quer dizer: o Gavin faz um trabalho fantástico de pesquisa e restauração e o pessoal da arte caga no pau, hehehe.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaande irmãoSinho!
Véi, pra curar gripe a brenfa ajuda a relaxar, mas bebida só se for cachaça com mel & limão, cerveja só vai te phoder ainda mais... rsrs
Como você já viu, 'Ficaram Nus' não etá nessa edição; aliás, essa coleção não traz nada de novo, só os originais remasterizados, o que já é totalmente excelente.
Os caras sempre têm que dar uma vacilada aqui outra acolá, pelo menos essa da data não é assim tão ruim, porque no encarte (dentro) tem o ano correto.
Me lembro de ter esbarrado no outro disco deles por aí, quando fiz uma pesquisa antes de publicar esse post. Vou dar uma zoiada agora e se eu achar alguma coisa, vou deixar o link aqui.
Aquele abraço!
E melhoras!!
ML

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Quem se interessar, numa pesquisa muuito rápida achei o pirmeiro disco deles postado aqui:

http://discosdaprateleira.blogspot.com/2011/03/tavynho-bonfa-e-claudio-cartier-burnier.html

Não baixei, mas testei o Sharebee e pelo menos o Megaupload está funfando direitim. Também não sei da qualidade do disco, etc. Mas creio que se esse estiver ruim, talvez seja fácil encontrar em outros blogs.
Valeu!
ML

Marcello 'Maddy Lee' disse...

...pra finalizar, o áudio ao vivo de 'Ficaram Nus' pde ser baixado aqui:
http://festivaisdacancao.blogspot.com/2010/04/ao-vivo-burnier-cartier-festival.html

Divirtam-se!
E comentem! ;)
ML

Anônimo disse...

Grande Maddy....

grato pelos 3 links

abraço mermão

Drachen

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaaande Dragão!
Véi, com essa vosmicê me surpreendeu! Pensei que dragões como você só curtissem Metal & derivados... rsrsrs
Abração!
ML

Anônimo disse...

baixando...

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Subindo...

Unknown disse...

Ah esses momentos: "PUTAQUEOPARIU CARALHO! ACHEI, É MEU, PUTAQUEOPARIU" rsrs

Tive vários desses, hoje a internet fodeu com essa coisa de 'queria tanto aquele disco', mas as lembranças ficam e eu nem sou velho rs

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaala, El Pateta Colecionador!
Ah, meu amigo, com certeza já passamos por isso por vezes incontáveis.
Não posso dizer o mesmo de você no caso da internet, afinal fiquei anos procurando o disco do Pete Haycock até achar, e tem outros que até hoje, nada...
Mas a sensação, essa que você descreveu, já não é mais a mesma - mesmo! rsrs
Abração!
ML

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Burnier & Cartier (1976)
(Fotos Para A Capa Do L.P.)
http://www.mirrorcreator.com/files/0OBVOFMB/BEC-FPACDLP-PZ.rar_links