segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Flax

Flax - One (1976)

Noruega
Rock + Hard + Prog + Heavy Metal
Hermod Falch (vocais), John Hesla (guitarras e flauta), Lars Hesla (teclados), Arve Sakariassen (baixo) e Bruce Rasmussen (bateria e percussão)


Esse disco, para mim, é uma das “joias (ou pérolas) perdidas dos anos 70”, simplesmente porque eu ignorava totalmente a sua existência até uns 2 anos atrás.
Quando pesquisei sobre a banda e o disco, eu invariavelmente encontrei o mesmo texto, dizendo que “é uma banda de heavy metal norueguesa formada em 1972, provavelmente a primeira do gênero” – bem, a primeira do gênero na Noruega, mas, numa boa, o som está mais pra um hard prog (bem no estilo do Uriah Heep), ou um termo cunhado mais recentemente, o tal do proto-metal. Decerto a banda é pioneira na Noruega e, sim, esse disco contém vários elementos que em anos posteriores pudemos ver/ouvir em bandas como o Iron Maiden, por exemplo, mas, vendo em retrospecto, é tão heavy metal quanto o Led Zeppelin também já foi considerado. Além disso, também encontramos ecos de UFO, Deep Purple e, inevitavelmente, Uriah Heep, assim como de bandas progressivas alemãs como Birth Control, Luceifer’s Friend, Grobschnitt, Novalis e Mythos.
O fato é que o álbum é realmente totalmente excelente! Ótimas composições e performances por todo disco, uma pegada meio fusion aqui, um toque de boogie acolá, sempre há o que nos surpreender.
Além desse “One”, eles também lançaram em 1980 “Monster Tapes” (que você poderá ouvir no Spotify clicando aqui), “Flax Tracks”, em 1987, e recentemente o EP “Minus One (Memory Of John Hesla)”.
No mais, meus caros, divirtam-se!


Link nos comentários / Link on comments

8 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Flax - One (1976)

https://mega.nz/#!79dGADaT!wqZ3AMlP6kcUmMuySkR9xeYvaXH9A3fgAJRiriM-eKY

Marcia Tunes disse...

Marcello, bom dia queridão! Quero te fazer um convite para participar da serie que estou propondo no Discos Fundamentais, topas? Uma listinha com os seus 10 álbuns fundamentais de todos os tempos, pode ser comentada ou não e se os albuns ja foram publicados no seu blog pode ter um link direcionando pra cá, detalhes a gente vê depois que você aceitar. Beijos

Edson d'Aquino disse...

Diiiiiiiiga!!!
Cara, sentimentos conflitantes ao assistir os vídeos. De fato, surpreendente a parte instrumental, antecipando diversas tendências...mas o vocal...sei lá, parece um mix do vocalista da The Darkness (que também é o que mata a banda)com o da Scorpion Child que o Roberto postou no Bárbaro do Sul. Vou baixar e ver se consigo abstrair mentalmente, hehehe.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

E aê, Márcia, queridona!!!
Vou te dizer, eu sou péssimo com essa coisa de listas... Me pedem um top 5 e eu penso em 100, com um top 10 talvez pense numas 1.000!!! rsrsrss Mas quero tentar, sim; porém, preciso saber de uns detalhes antes de sequer começar a pensar. Entre em contato pra gente acertar tudo.
Vou deixar esse mesmo comentário lá no Contramão.

Faaaaaaaaaala!!
Véi, te entendo totalmente. Tem certas paradas que realmente não batem; eu tenho o mesmo tipo de problema com o vocal do Candlemass, por exemplo, neguim acha o cara o máximo e eu só consigo pensar: chaaaaaatooo... rsrsrsrs Mas é aquele lance que a gente sempre fala: gosto é uma coisa realmente muito pessoal - tem gente que acha que o Chimbinha toca pra caralho... rsrsrsrs
Bem, eu curto bagarái esse disco aí do Flax e até gosto do vocal, que tem uma cabelão crespão, no estilo que antigamente chamávamos de cotonete de orelhão. rsrsrsrsrsrs True à vera!! rsrsrs

Bjs pra
Abs pro
Valeu!!

Marcia Tunes disse...

Falou, li e vamos marcar um jeito de falarmos tipo em tempo real, deixei meu zap no comentário que deve ser destruido logo depois de ler, esqueci os oculos em casa, socorro! rsrs

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Queridona, eu não tenho zap, facebook, nem nada disso; seria melhor via e-mail (eu ainda tenho teu endereço) - vou te enviar um ainda hoje!
Bjs!!!

José Miranda disse...

Tem aqui muitos nomes de grupos que gosto. Vai sair e ouvir a ver se entra.

Abraço

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Miranda, depois me diz se gostou ou não. Tem quem não goste da voz do cantor, mas acho o som muito bom.
Abração!