segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Narvales

Narvales

Argentina
Rock + Hard Rock + Classic Rock + Pop
Nacho Bruno (vocais e violão), Leandro García (guitarra), Pablo Rodríguez (guitarra), Nicolas Vidart (baixo) e Mauro Ledesma (bateria)

Existe uma certa lenda sobre o segundo disco de uma banda ou artista, algo que diz que nunca é tão bom quanto o primeiro, principalmente se o primeiro tiver feito bastante sucesso. Há casos e casos; “The Bends”, do Radiohead, é superior a “Pablo Honey”, por exemplo, o mesmo acontece com "Bleach" e "Nevermind", do Nirvana - e esses são só os dois que vieram à minha cabeça sem nem pensar muito. É a mesma coisa com a banda desta postagem.
Narvales é uma banda oriunda da província de La Plata, que é considerada a ”capital do rock” da Argentina, e que até agora só lançou 2 discos: “El Fin Del Principio”, de 2007, e “Un Segundo”, de 2013.
El Fin Del Principio” é um bom disco de rock, com uma pegada hard e alguns toques pop, mas é daquele tipo de disco que, mesmo sendo bom, a gente sente falta de alguma coisa, algo meio indefinível. Pois bem, tudo o que se promete nesse disco é concretizado, com louvor, em “Un Segundo”, um disco que beira a perfeição, que mantém a essência do primeiro, mas o extrapola em todos os sentidos: canções, arranjos, performances, produção, tudo é melhor, em comparação.
Pra mim, “Un Segundo” é um discaço, com vários momentos memoráveis, ótimas guitarras e refrões que teimam em não sair da cabeça. Já começa com o riff poderoso de “Creer”, uma canção com vários climas e um refrão chicletudo; “Un Segundo” é outra com refrão poderoso, fico imaginando ao vivo, com os hermanos da plateia cantando junto, muito alto. E assim vai; o disco segue e não dá vontade de pular nenhuma faixa, pelo contrário, todas as músicas têm algo de interessante, mesmo nas letras (bem, eu realmente não sou fluente em espanhol, mas dá pra entender e sacar que as letras fogem de obviedades).
Esse disco também traz a participação de vários artistas – Facundo Soto e Yamil Salvador (Guasones), Juan Calabró (La Vieja Vis), Indio Márquez (Andrés Calamaro), Gustavo Rowek (ex V8 e Rata Blanca) e Copi Corellano (ex Hèroes Del Silencio) –, porém eu não consegui identificar exatamente em quais faixas eles participam.
Eu entendo que algumas pessoas tenham algo contra o rock cantado em espanhol, mas se gostam de música boa, deem uma chance ao Narvales, ainda mais porque os caras disponibilizam os dois discos totalmente de graça na sua página do Bandcamp.
É isso aí, divirtam-se!

Facebook

BANDCAMP FREE DOWNLOAD
“El Fin Del Principio”
“Un Segundo” 

4 comentários:

Edson d'Aquino disse...

Desculpaê, spacey broDim, mas esse nem vou testar. Pra mim, rock em castelhano, e até mesmo em espanhol, é tão ruim quanto rock em português lusitano e a imensa maioria do rock em português brazuka. Não adianta, não rola. E olha que fui persistente estes anos todos], hehehe.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Ah, bRodão! Esse teu preconceito te priva de conhecer umas paradas totalmente excelentes. Mas eu já sabia, acho que, pra você, se tiverem que cantar, que seja em inglês (bem, talvez em 99% das canções...). rsrsrs
Na verdade, eu também tenho uma preferência por cantarem em inglês, acho uma língua mais fluida, que soa bem no geral, mas, também, tem alguns gêneros musicais que ficam foda em outras línguas, por exemplo, heavy metal em russo (Ariya) é ducarái, rap em espanhol (até o Cypress Hill fica maneiro), hard prog em húngaro (Omega), stoner em sueco (Abramis Brama) e MPB em português (hehehe).
Escute pelo menos as 4 primeiras faixas do "Un Segundo", realmente vale a orelhada.
Abração!!

Edson d'Aquino disse...

Não se trata de preconceito já que tentei por anos o rock em espanhol. Tenho até um disco do Charly Garcia!!! hehehe Em sueco eu curto bastante. Em húngaro, até desce, mas ainda bem que a Omega costuma lançar seus álbuns em inglês também. Assim como ouvir MPB, samba e bossa nova em qualquer outra língua que não em português me é inadmissível. Não funciona. O pop rock do Soda Stereo, por exemplo, me soa ridículo; já o folk prog do Los Jaivas funciona à perfeição em espanhol. Em atenção a vc, vou conferir o 'Un Segundo', hehehe.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Ò, véi, eu tava só zoando meRmo... rsrsrs
Depois me diz se o som dos caras desceu bem ou não, ok?
Abração!!!