domingo, 8 de maio de 2016

StoneRider

Three Legs Of Trouble (2008)
Fountains Left To Wake (2012)
Hologram (2016)

EUA
Rock + Southern + Roots + Hard + Stoner + Psych + Prog
Three Legs Of Trouble (2008)
Matthew Tanner (vocais e guitarra), Neil Warren (guitarra), Champ Champagne (baixo) e Jason Krutzky (bateria e vocais)
Fountains Left To Wake (2012)
Matthew Tanner (vocais e guitarra), Neil Warren (baixo) e Jason Krutzky (bateria e vocais)
Hologram (2016)
Matthew Tanner (vocais e guitarras), Noah Pine (teclados), John Pratt (baixo) e Jason Krutzky (bateria e vocais)

Curto muito quando isso acontece! Essa banda acaba de entrar pra minha lista de favoritaças. Precisou de três discos e oito anos, mas entrou e entrou bonito! E tudo por causa do recém-lançado “Hologram”.
Tudo isso porque, pensemos bem, hoje em dia já é difícil aparecer uma banda que lance um único disco realmente muito bom, mas aí vem o StoneRider e lança três discos seguidos (tudo bem que demorou quatro anos entre cada um deles...) que são, sem sacanagem, totalmente excelentes, do tipo, nota 9,5 para o mínimo, e nota 11, para o máximo; aí não dá mais pra ser só  “mais uma”.
As “credenciais” da banda fazem uma lista de referências de primeiríssima linha; tipo, pense numa banda de rock excelente, de preferência setentista, daquelas que todo mundo “tem que gostar”, vamos lá: Led Zeppelin, Deep Purple, UFO, Creedence Clearwater Revival, Jimi Hendrix, Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, ZZ Top, T. Rex, AC/DC, Rolling Stones, Bad Company, The Black Crowes, Black Sabbath, Cream, sei lá mais qual; pois bem, misture tudo, sacuda à vontade e em algum lugar vai respingar o StoneRider. Mas é aquela coisa: é praticamente impossível fugir das influências e/ou das referências, mas o que se faz com isso e, o melhor, como se faz isso é que são elas; nesse caso, o StoneRider se graduou com todos os maiores méritos, ficando melhor a cada disco.
O primeirão é mais na linha hard; já o segundo pega mais fundo nas raízes do rock; aí vem o último e é a evolução natural e descarada, com muitas músicas ganhando tinturas psicodélicas e até progressivas.
É importante saber que a banda, em si, é meio diferente em cada disco. Os únicos constantes são Matthew Tanner (vocais e guitarras) e Jason Krutzky (bateria e vocais). O baixista Champ Champagne deixou a banda antes da gravação do segundo álbum; então, se transformaram num trio, já que o guitarrista Neil Warren assumiu o baixo. Depois foi a vez de Warren sair da banda e, então, veio a entrada de John Pratt (baixo) e Noah Pine (teclados), que gravaram o último álbum. A entrada de Pine, com seus teclados, elevou o som da banda a um patamar bem diferente e muito mais amplo, mas sem descaracterizar o som característico deles.
Agora, só falta eles passarem aí por perto de onde vocês moram, para ter-se o prazer de vê-los ao vivo. Enquanto isso, os links para o download dos três álbuns estão lá nos comentários, tudo em 320kbps, prontos para descarregar altas doses de diversão.



Links nos comentários / Links on comments

12 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...


StoneRider

Three Legs Of Trouble (2008)
https://mega.nz/#!yoknSJAY!f4es7eFY3_k2ApWU2HCpZ4WyHxXqA2Pyonmm1K5qaXU

Fountains Left To Wake (2012)
https://mega.nz/#!T4dyUQIJ!Gdpf-TVjaiECUp8EdaMILb391xp08P4aFAE7Cmn0Fmg

Hologram (2016)
https://mega.nz/#!DscTyJpT!FAm4gTgLn48JgEgbZRnsYDwOVtI4C_jywq5tT6XQNh0

Anônimo disse...

ae fera tu só apresenta parada da boa. manga rosa e rabo de raposa. muito foda.
o primeiro eu já conhecia, bom pra caralho mas gostei ainda mais dos outros 2
e o Ouzo Bazooka tbm não para de rolar. foda


abraços do Dan2inho

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaaaaaala, mizifio, tudo na mais perfeita desordem?
Valeu pelo comentário! A questão aqui é justamente essa: apresentar sons totalmente excelentes pra galera. Fico realmente satisfeito que você tenha gostado desses sons. Se ainda não baixou, te recomendo umas outras paradas, porque já saquei que você curte um rock dubão: DeWolff,
Birds Of Avalon, Kingston Wall, Elephants On Acid, SoundArcade, Hypnos 69, Spirits OF The Dead, The Brimstone Solar Radiation Band, Sweet Pickle Salad, Orchid, The Shoes, poutz, tanta coisa... rsrsrsrsrs
Valeu, mais uma vez.
Grande abraço!

Ricardo disse...

Fala Maddy,

Mais um grupo que desconhecia, valeu por compartilhar.
Aproveitando, vou pedir uma ajuda: a história é a seguinte:
Estou disponibilizando um link para acessar uma música que gravei por acaso, lá pelos idos da década de 80. Na época, quando comprava um disco, também comprava uma fita cassete, ou de 45 ou de 90 min. Gravava o álbum e completava espaços vazios com uma música qualquer que sintonizasse no momento. Nem me preocupava para saber o que estava gravando. Também comprava fitas de 90 min e gravava de várias rádios que tocassem prog. Tinha a 98, Del Rei e a Fluminense. Numa dessas, gravei uma música de Marco Antônio Araújo, do álbum Influências. Lembro que foi para fechar a gravação de uma fita, em 1987. Batalhei durante anos para descobrir de quem era aquele som impressionante e consegui, por acaso, mas somente em 2001, quando visitei um colega de trabalho e ouvi uma música do álbum Lucas. Aí ficou fácil.
Esta música que estou disponibilizando, é a única que ainda não identifiquei. Vou contar com sua ajuda e da turma que passa por aqui.

http://www.mediafire.com/download/c8pxdofmdcc3ia7/Desconhecido.mp3

Abraços a todos,
Ricardo

Marcello 'Maddy Lee' disse...

E aí, Ricardo, tudo na mais perfeita desordem?
Cara, você não sabe o quanto me satisfaz apresentar umas sonzeiras pra galera.
Quanto ao som que você mandou... Poutz, véi, vou ficar te devendo. Alguma coisa lá no fundinho da memória fez um certo reconhecimento, mas confesso que não sei mesmo. Sacumé, meu HD já tá pifando... rsrsrsrsrs
Agora, o Peter Hammil (não aquele PH...), El Gran Explorador de Sonidos Mucho Locos, deve saber; ou então o Diego Progshine. Vou ver com eles e se eu obtiver uma resposta, voltarei aqui, OK?
Eu também costumava gravar músicas direto do rádio; às vezes deixava rolando e depois conferia - era bom poder regravar na mesma fita... rsrsrs Mas minha coleção de fitas K7 (pra usar uma expressão bem das antigas) já foram pro beleleú. rsrsrsrsrsrsrs
Abração!!!

Ricardo disse...

Fala Maddy,

Tenho mantido contato também com a turma dos Valvulados e já vi seu comentário por lá, mas por favor, mande para Diego do Progshine. Cara, tenho a mesma sensação que você, parece que quase dá para reconhecer a assinatura, mas escapa. Minha suspeita é se tratar de brasileiros, mas não sei. A Fluminense recebia artistas novos e divulgava fitas demo que eram entregues na emissora, o que pode complicar mais. Este som, parece mesmo ter sido extraído de uma fita, pois não percebo nada além da chiadeira no fundo e nenhum estalo de agulha. Pode ter sido executada por algum grupo que não emplacou, mas espero que não, vamos tentar.
Tinha trocentas fitas gravadas. Consegui digitalizar algumas, garimpei e identifiquei a maioria, mas a deterioração foi total. Já não tenho nenhuma nem para guardar de lembrança.
Valeu pela força!

Abraços a todos,
Ricardo

Javanes disse...

E aí, moçada...

Ainda tenho minhas K7 (não sei por que, acho que por valor sentimental). E tive alguns desafios como esse.
Enviei um email ao Peter Hammil, vamos ver se o homem desvenda este mistério.

Maddy Lee, sonzeira mais uma vez. Já baixado e catalogado no meu Super HD!

um grande abraço e bom domingo!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Rics & Javs, meus amigos, essa história de fita cassete sempre me faz viajar ao passado, ótimas lembranças. Eu colecionava LPs, mas assim que os comprava, já na primeira audição, eram gravados numa fita, e depois ficavam lá na prateleira; eu só ouvia a fita, pra não danificar o vinil. Ainda por cima, peguei uma "mania" com um grande amigo, o Marcelão, e fazia capinhas pras fitas, tudo no maior capricho. Acho que ainda existem algumas dessas lá na casa dos meus pais.
Vamos ver se conseguimos, ou melhor, se alguém consegue resolver esse mistério. Realmente parece algo obscuro, talvez mesmo brasuca, sei lá...
Abração!!!

JUNIOR disse...

Outra ótima banda,valeu Maddy depois de um longo periodo volto as compras kkk quando aparece em terras tupiniquins kkk sdds mweu brow forte abraço!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaaaande Junior! Bons Ayres te trazem, mizifio!! rsrsrs
Véio, cai matando nos links porque a parada é da boa! Sirva-se À vontade.
Eu estava pensando em ir aí mais ou menos por agora, mas estou enrolado com umas coisas por aqui, infelizmente, porque a saudade é grande.
Valeu, meu irmão!
Aquele abraço!

Valdeck Junior disse...

Fala Man, já conheço e curto o Stonerider, é tudo isso que falou. Esse novo ainda não ouvi e vou aproveitar pra baixá-lo.
Valeu cara!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Valdeck!
Esse disco tá sensacional, espero que você já o tenha curtido devidamente.
Desculpe a demora em responder.
Abração!