terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Orchid


EUA
Rock (Heavy, Hard, Classic, Psychedelic, Stoner) + Metal (Heavy, Doom)
Theo Mindell (vocais, teclados, percussão), Mark Thomas Baker (guitarra), Keith Nickel (baixo) e Carter Kennedy (bateria)

Site Oficial
Facebook
Bandcamp
Wikipedia
Encyclopaedia Metallum
Nuclear Blast Records

3 pequenos exercícios de imaginação:

1973, durante a turnê de divulgação de "Vol. 4", Ozzy Osbourne morre devido a uma overdose de um coquetel de cocaína, cerveja Guiness, Quaalud, Mandrix, LSD e Fanta Laranja. Tony, Geezer e Bill decidem acabar com a banda. Devido à pressão do público eles recapitulam e reformulados, contando com um vocalista americano, trocam o nome para Orchid. As músicas ficam ainda mais crus e pesadas, e assim lançam mais algum discos.

Em algum lugar não identificado, uma comunidade de cientistas hippies completamente isolados do mundo, vivem e criam seus filhos como se ainda estivessem em 1973. No cardápio, é claro, sexo livre, lisergia total e rock de primeira qualidade – além de todo o naturalismo inerente, é claro. Quatro amigos apaixonados por Black Sabbath resolvem fazer suas próprias músicas, no estilo da banda amada; resolvem batizá-la com o nome de uma das músicas mais improváveis, um pequeno solo de Iommi chamado “Orchid”. Assim, com equipamentos antigos e rústicos conseguem gravar as suas músicas, que agradam tanto a comunidade a ponto de resolverem fazer um grande show. Esse show é ouvido através da distância, a comunidade é descoberta e a banda passa a fazer turnês regularmente.

Em um universo paralelo é desenvolvida uma maneira de entrar em contato com outros universos paralelos, ao mesmo tempo é inventada uma máquina com a qual se pode copiar os talentos de outras pessoas de outros universos paralelos. Infectados pelo vírus do rock pesado, um grupo de 4 rapazes consegue utilizar a tal máquina secretamente e copiam grande parte do talento dos músicos do Black Sabbath, até serem descobertos e enviados a uma realidade alternativa, de onde conseguem fugir para o nosso universo; aí fundam uma banda chamada Orchid, contando com os talentos roubados.

A verdade é que os quatro californianos devem adorar tanto o velho Sabbath que resolveram levar o legado ao extremo, não meramente copiando, mas fazendo o que o Sabbath não fazia desde o "Vol. 4", antes de se “sofisticarem”, de entrarem em colapso, e tentarem por muitas vezes andar com pernas combalidas, acertando uma vez ou outra e, em outras, errando muito feio.
As músicas do Orchid parecem mesmo isso, uma continuação do que o Black Sabbath poderia ter feito se seguisse outros rumos mais simples. A voz de Theo Mindell é bem diferente da de Ozzy, mas as linhas melódicas nem tanto; Keith Nickel (baixo) e Carter Kennedy (bateria) são melhores do que quaisquer substitutos que Butler e Ward tiveram no BS; já o guitarrista Mark Thomas Baker é um capítulo à parte, porque nunca ouvi ninguém conseguir soar tanto com o Iommi, e não digo só no timbre da guitarra, mas, principalmente, na concepção dos riffs (ou então ele deve ter roubado o baú de riffs de Tony Iommi, se é que isso existe...), a maior diferença é que seus solos não são tão endiabrados quanto os do ídolo.
Apesar de todas essas referências mais do que óbvias ao Black Sabbath, a banda consegue soar autêntica o suficiente para fugir do título de “cópia”; são muitas músicas boas demais para serem ignoradas por conta disso. Por essas e por outras, caros amigos, estou disponibilizando aqui a discografia desta banda; são dois álbuns, uma coletânea e quatro EPs, prontos para vocês baterem cabeça e se divertirem pra valer.


 Links nos comentários / Links on comments

7 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Orchid

2009 - Through The Devil's Doorway [EP]
https://mega.nz/#!KtNCXRgK!OO3e96MbXCpDSUoS2do7Zk8Vip_l9xLxnwBbLPjEvGs

2011 - Capricorn
https://mega.nz/#!311AQTbR!tDiDI21UIAIY6SyEbdJZ8lSOKcwXlNawNElfsrC9vZ8

2012 - Heretic [EP]
https://mega.nz/#!3gNQyaKK!qmWGQ5aylJD5zUSCvPIO4vTqkiGK-kPRKCbrnRTf_0c

2013 - The Mouths Of Madness
https://mega.nz/#!u0t00I6J!ITsJBugsbzVLK9PE_aMsw_ytzhliAcENw3dvtycX0Ho

2013 - Wizard Of War [EP]
https://mega.nz/#!egUTEKzJ!p2_2_BHuI63w8A89a1ht1kYRZQqL6MqBrPaUZGxRXFY

2013 - The Zodiac Sessions
https://mega.nz/#!K9lgCBIA!2qkaCn-TNBOUbWVfBxGPPrl4dC6hsjfG8_iHT_G-cEQ

2015 - Sign Of The Witch [EP]
https://mega.nz/#!zlUxUDKD!_VBSAfW4T5SJTGI1b1G1Oh3PMMiQLvwHn08m8E_Ssfc

Obs.:
“The Zodiac Sessions” contém todo o material do álbum “Capricorn” e do EP “Through The Devil's Doorway”.

Javanes disse...

Maddy Lee, obrigado por este post. Já conhecia alguns álbuns mas não todos que postou.

Um Feliz Ano Novo a você e ao velho Novo Plano Z.

Um grande abraço e vamos em frente!!!!

Edson d'Aquino disse...

Essa já é velha conhecida. É tudo isso que vc digitou nessa bela e divertida resenha.
[]ões

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Java Man!
Espero que curta os discos que ainda não conhecia.
Um ótimo 2016 para todos nós!

Fala, El Señor de las Berlotas Quemadas!
Os caras mandam muito, né?
Eu quis mesmo escrever algo que fugisse do lugar comum; o objetivo era mesmo divertir e se consegui atingir a meta, fico mega satisfeitíssimo bagarái! rsrs

Abraços, amigos, abraços.

José Miranda disse...

Amigo Maddy Lee, estes já estão a sair, pois se há grupo dos anos 60/70 que eu curto (ainda curto muito, pelo menos os primeiros 5 albums) são os Black Sabbath e se o estilo é próximo, então estou nessa.

Grande abraço, amigo

JUNIOR disse...

Feliz ano grande maddy!!

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Grande Miranda!
Se os 5 primeiros são os seus preferidos, é certo de que gostará bastante da Orchid. Depois me diga o que achou, OK?

Bueno Ayres!
Feliz 2016 pra vosmecê e família, meu irmão! Tudibão!

Valeu!
Abs.